Home » Como Escolher a Cadeira de Escritório

Como Escolher a Cadeira de Escritório

cadeira de escritório

Porque é importante escolher a cadeira de escritório certa?

Sabe-se que os trabalhadores de escritório são obrigados a passar muitas horas do dia na cadeira de escritório em frente ao computador, e esta condição é frequentemente a causa de problemas de postura e de pequenos ou grandes desconfortos ortopédicos. Para evitar este tipo de problemas, é portanto essencial prestar a devida atenção a aspectos importantes que podem afectar significativamente o seu bem-estar físico durante as horas de trabalho.

Um dos factores que mais afecta a sua saúde, particularmente as suas costas e braços, é sem dúvida a qualidade da cadeira em que se senta todos os dias. A escolha de uma cadeira de escritório adequada à sua estrutura física e ao posto de trabalho onde trabalha é de primordial importância, tanto em termos de bem-estar físico como para manter uma elevada produtividade. Por esta razão, decidimos ajudá-lo a escolher o modelo perfeito, identificando os principais factores que devem ser tidos em consideração na compra de uma cadeira de escritório.

Cadeira Presidencial De Escritório Poltrona Ergonômica Em Imitação De Couro Brno
Cadeira Presidencial De Escritório Poltrona Ergonômica Em Imitação De Couro Brno

Como escolher a cadeira de escritório?

Almofada de Cadeira Ortopédica Acolchoada Ergonómica Confortável Oen
Almofada de Cadeira Ortopédica Acolchoada Ergonómica Confortável Oen
Cadeira Giratória de Escritório Altura Regulável e Rodas Ratal
Cadeira Giratória de Escritório Altura Regulável e Rodas Ratal
Cadeira Giratória de Escritório Altura Regulável e Rodas Eiffel Octony
Cadeira Giratória de Escritório Altura Regulável e Rodas Eiffel Octony
Cadeira Ortopédica de Tecido Ergonómico Sueco e Bancada Metálica Balancesteel lux
Cadeira Ortopédica de Tecido Ergonómico Sueco e Bancada Metálica Balancesteel lux

Neste guia prático ajudamo-lo a escolher a cadeira de escritório ergonómica perfeita para as suas necessidades:

  1. Estrutura

    Um primeiro aspecto a examinar ao avaliar a qualidade de uma cadeira de escritório é certamente a sua estrutura. As dimensões são de facto muito importantes porque têm um impacto considerável no seu conforto e praticidade em comparação com a estação de trabalho onde habitualmente se trabalha.

    Quando falamos de dimensões referimo-nos aos elementos principais que compõem uma cadeira de escritório, tais como encosto, assento, apoios de braços, altura máxima e mínima se ajustáveis e assim por diante.

    Em primeiro lugar, a largura do encosto bem como a largura do assento é relevante para uma postura correcta: estes dois factores devem ser adequados ao tamanho da pessoa que se vai sentar nele porque um encosto demasiado pequeno será desconfortável para uma pessoa muito robusta ou muito alta, inversamente, um encosto demasiado grande arrisca-se a afectar negativamente pessoas de baixa estatura. Muito frequentemente os fabricantes indicam a capacidade máxima de carga em termos de quilogramas, e em média este valor varia entre 100 e 150 kg.

    No que diz respeito à estrutura, a presença ou ausência de apoios de braços, bem como a base giratória e rodízios, cuja suavidade pode afectar a mobilidade da cadeira, mas especialmente se o escritório ou a casa tiver um pavimento particular como o parquet, são também bastante relevantes.

  2. Materiais

    Ao escolher uma cadeira de escritório adequada às suas necessidades, deve certamente ter também em conta os materiais com os quais a cadeira foi concebida. O trabalho dos materiais utilizados permite compreender a resistência do produto ao desgaste, bem como a sua capacidade de durar ao longo dos anos. Por outro lado, é um objecto a ser utilizado todos os dias e durante muitas horas, e destina-se a suportar o peso de uma pessoa e a ser movido com frequência.

    No que diz respeito ao conforto e ergonomia, contudo, é necessário examinar o tipo e a qualidade do encosto e dos materiais do assento que, como vimos, desempenham um papel decisivo para assegurar a postura correcta da pessoa sentada. Existem diferentes tipos de cadeiras no mercado, desde couro sintético a tecido, que geralmente pertencem a uma gama de preços média-alta e, portanto, mais acessíveis a uma clientela mais vasta.

    Deste ponto de vista, os materiais de fabrico são decisivos na escolha de uma cadeira de escritório porque, embora tornem a cadeira mais confortável, determinam também a sua resistência ao desgaste e durabilidade ao longo do tempo.

    Cadeira De Escritório Clássica, Poltrona Ergonômica Confortável Em Tecido Assen
    Cadeira De Escritório Clássica, Poltrona Ergonômica Confortável Em Tecido Assen
  3. Conforto

    Outro factor decisivo na escolha da cadeira de escritório ideal é o nível de conforto e a capacidade de ajustar a altura à postura correcta. Quando falamos do conforto de uma cadeira de escritório, estamos a referir-nos não só ao seu conforto mas também à sua capacidade de assegurar o bem-estar físico mesmo em situações de uso prolongado. Por esta razão, todos os elementos que podem tornar uma cadeira mais ou menos confortável devem ser cuidadosamente avaliados.

    Muitos dos modelos no mercado são de facto ergonómicos, ou seja, são assentos especialmente concebidos para reduzir a pressão nas diferentes vértebras da coluna vertebral, limitando assim o aparecimento de doenças musculares e nervosas. Para além de serem ergonómicas, a maioria das cadeiras de escritório permitem o ajuste da altura do assento: para o fazer existe uma alavanca debaixo do assento e será suficiente puxá-la para cima quando estiver sentado para seleccionar a altura desejada. O ajuste da altura é essencial para se sentar a uma altura adequada em relação à secretária e, portanto, afecta a posição dos braços e das costas quando se trabalha no computador.

    Algumas cadeiras, especialmente as de preço médio-alto, permitem-lhe ajustar a inclinação do encosto, enquanto outras permitem-lhe reclinar (baixar) os apoios de braços conforme necessário, outras estão equipadas com um sistema basculante com um mecanismo de oscilação que aumenta o conforto e lhe permite desfrutar de um relaxamento adequado.

  4. O Preço

    Quando se pretende comprar uma cadeira de escritório, o preço é sem dúvida um dos aspetos a ter em conta. É um elemento importante porque geralmente ajuda a compreender o nível do produto do ponto de vista dos materiais utilizados no seu fabrico. O nosso conselho é de comprar uma cadeira de escritório de gama média-alta porque os modelos desta gama de preços têm melhores características em termos de estrutura, materiais de fabrico e ductilidade.

    É uma categoria de cadeiras de escritório que oferece produtos mais completos e por vezes até melhor equipados para oferecer o conforto ideal àqueles que têm de passar muitas horas sentados em frente à secretária.

    As características que têm em comum são o ajuste em altura do assento, a presença de apoios de braços ajustáveis, um grande encosto que lhe permite descansar as costas na sua totalidade, a base giratória e rodízios giratórios. Os materiais variam do tecido respirável normal ao couro e o desenho é sempre muito característico e moderno.

    Esta gama inclui modelos de cadeiras de escritório com vários extras opcionais tais como uma almofada de apoio para os pés removível, uma almofada lombar para manter o tronco na posição correta e um encosto reclinável para tornar o assento ainda mais confortável.

    Finalmente, as cadeiras de escritório nesta gama têm geralmente uma maior capacidade de carga em termos de peso, uma vez que podem suportar facilmente mais de 100 kg.

    O nosso conselho é considerar os diferentes aspetos técnicos dos produtos individuais, a fim de escolher uma cadeira de escritório que ofereça um nível de conforto e ergonomia de acordo com as suas expectativas e que possa melhorar a sua vida profissional.